DICAS

Apesar de o Mountain Bike ser um esporte muito bom, é preciso ter cuidado com uma série de fatores para não atingirmos o estado de Overtrannig.

O que é?
O “Overtraining” ou, sobre-treino, não é mais do que a soma de fatores físicos, emocionais e comportamentais que traduzem a incapacidade de recuperarmos de um determinado volume ou intensidade de exercício/treino que estamos efetuando.
O treino deixa de fazer com que exista evolução física, e normalmente pode até acontecer com que se perca força e resistência. E se, quase sempre estava relacionado com esportes de força, começa a ser usual nos praticantes de outros esportes.

Porque ocorre?
O estado de “Overtraining” ocorre fundamentalmente devido à falta de descanso e de tempo de recuperação física entre treinos.

Como se manifesta?
Quase sempre o primeiro sinal acaba sendo o cansaço acumulado que se traduz na incapacidade de sermos tão rápidos ou de percorrer distâncias tão longas como as que usualmente fazíamos.

No entanto, o estado de “overtraining” é muito mais que cansaço acumulado e vem quase sempre com um grande número de sintomas associados e onde destacamos:
Dores musculares persistentes;
Fadiga muscular;
Impaciência;
Pulsação elevada em repouso;
Curta amplitude do batimento cardíaco;
Propensão para lesões musculares;
Cansaço mental;
Menor vontade de treinar.

Como tratar?
Se não conseguirmos evitar que o nosso corpo chegue ao estado de “overtraining” o melhor é mesmo dar-lhe repouso. Mas aqui  fica uma lista do que se deve fazer para recuperar o mais breve possível de um estado de sobre-treino.

-Reduzir a carga de treinos ou mesmo “tirar férias” do exercício
-Melhorar o esquema de treinos
-Distribuir o tipo de exercícios pelos vários dias da semana
-Dormir mais
-Melhorar a  dieta
-Restabelecer os níveis corporais com recurso a suplementos caso seja necessário
-Utilizar métodos de recuperação muscular como a massagem e hidroterapia.
Concluindo, podemos dizer que o mais importante a saber sobre o “Overtraining” é que devemos trabalhar diariamente para o evitar, e que o descanso e a recuperação são partes fundamentais para qualquer esquema de treino.

Persistindo os sintomas, procurar um médico.

Fonte de pesquisa: revista BIKE MAGAZINE

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